terça-feira, 10 de junho de 2008

A Importância dos Procedimentos Contábeis

Atendendo a pedidos, vou me adiantar no assunto para falar um pouco sobre prestação de contas. Para quem quer entender como funciona os procedimentos contábeis para o setor, forneço uma primeira referência:

-Manual de Procedimentos Contábeis para Fundações e Entidades de Interesse Social, desenvolvido em parceria pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Associação Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis), com a contribuição da Promotoria de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Inclusive, este material foi apresentado aqui mesmo na capital, em curso oferecido pelo Conselho Regional de Contabilidade. É uma excelente fonte de pesquisa e de apoio para a prática contábil, de controle, de prestação de contas e demais procedimentos necessários ao bom relacionamento dessas entidades com os órgãos reguladores e fiscalizadores. Endereço para download:
http://www.cfc.org.br/uparq/Livro_ManualFundacoes2ed.pdf

Em outra oportunidade irei informar outras referências. Importante frisar que toda entidade não-governamental tem que se informar sobre os procedimentos e vedações impostas pelos órgãos fiscalizadores. Assim a instituição evita possíveis multas e outras dores de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário