sábado, 23 de agosto de 2008

Administrando 2...

Então... Multas, recisões trabalhistas vão ficar por conta da ONG. Um projeto social, financiado por uma organizaçao privada ou pública possui orçamento próprio, que deve ser seguido à risca (principalmente quando se trata de dinheiro público, que não deixa de ser público por estar sendo gerido pela sua ONG).

Outro detalhe que tem muito a ver com este comentário. Quando se vai fazer um orçamento de um projeto, as ONGs esquecem do FUNDO DE RESERVA. E se acontecer algo imprevisível e o orçamento aumentar? Para isso, muitas instituições admitem o fundo de reserva. Pesquise no Edital ou até mesmo ligue para o órgão financiador para saber se há a possibilidade de adicionar o Fundo no orçamento (geralmente, em porcentagem sobre o valor total). Se houver, não abra mão dele. Caso não haja nenhum imprevisto, vc poderá o usar o fundo no seu projeto, desde que devidamente justificado.

Há muitos outros gastos em um projeto. A entidade solicitante, que concorre no edital de financimento, esquece muitas vezes de fazer a programação orçamentárias de valores como: INSS, taxas bancárias, etc. Atenção: ISS (Imposto sobre serviços) não vai para o orçamento, pois deve ser descontado do valor do serviço. Evitem acordos de pagar o valor a mais por causa do imposto. Isso onera o projeto. Além do mais, todo profissional sabe que tem impostos a pagar. Outra, não abra mão do recolhimento destes impostos, e , se a retenção não for feita na própria ONG, não pague antes que o profissional traga o recibo de pagamento do imposto. Corre o risco de você pagar o profissional e atrasar a sua prestação de contas, simplesmente porque ele nunca trouxe o recibo de pagamento. Entenda... dinheiro de projeto é coisa séria: haja como em uma empresa, pois o profissional que vai trabalhar para você ou os fornecedores não serão os responsabilizados na hora da prestação de contas.

Bem, espero que minhas breves considerações sejam de utilidade e fonte de reflexão para os que lêem este blog. E lembrem-se: sem uma prestação de contas correta, a sua ONG nao renova projetos e seu nome fica prejudicado na área.

Depois falarei mais sobre o tema.

Um grande abraço a todos, muito cuidado, diligência e transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário