sábado, 19 de julho de 2008

Mobilização Social

Artigo de Evelyne Leandro — administradora com MBA em Marketing (evelyneleandro.wordpress.com, 25/06/08)

A questão abordada nesse texto não é a captação de recursos, mas, sim, a mobilização de recursos, que envolve estratégias de como convidar a comunidade ao redor da sua ONG a fazer parte da mesma causa.

Mobilização Social é o envolvimento não de um ou dois indivíduos, mas da sociedade em geral em prol de um objetivo. É a participação conjunta da comunidade, empresas, governos e organizações sociais para a erradicação de um problema social: a fome, a pobreza, a violência urbana ou doméstica, o descaso com o meio ambiente, o desperdício de energia etc.

Abrir as portas de uma ONG não é, simplesmente e literalmente, abri-las. É necessária a criação de programas que façam com que a sociedade passe a se interessar por ela, passe a valorizá-la como agente de mudanças e deseje fazer parte disso.

Como fazer isso? A primeira fase parte do princípio da conscientização. Conscientizar a comunidade de que aquela atividade desenvolvida pela organização, de alguma forma, contribui para a melhoria do ambiente, das pessoas, da qualidade de vida. Mostrar que ações conjuntas, então, provocam maiores resultados ainda.

Mobilizar pessoas para uma passeata, um protesto ou um evento é fácil. Difícil é fazer com que mudem de hábitos. Um exemplo claro é a campanha contra a dengue. As propagandas veiculadas pedem que as pessoas não acumulem água parada em recipientes para não proliferar a larva do inseto. Qual a eficácia dessa campanha? Recentemente, foi divulgado que os focos de dengue só diminuem drasticamente quando esses vídeos são mostrados ao público. Ou seja, o processo de mobilização para uma causa de longo prazo é constante.

Se sua ONG trabalha com a preservação do meio ambiente, através da recuperação de nascentes, por exemplo, ela não deve só mostrar que o fato de jogar lixo na nascente prejudica a saúde do rio, mas também mostrar alternativas. O que fazer com o lixo que não posso jogar naquela nascente? Porque não posso jogar? Se eu não jogo, porque o meu vizinho joga? Todas as pontas devem estar amarradas para que a conscientização aconteça com êxito.

Depois disso, é promover ações que possibilitem que aquilo que foi apreendido pela sociedade seja posto em prática. De que adianta fazer uma campanha de reciclagem de papel se não há uma cooperativa de reciclagem na comunidade? Lembre-se das pontas.

Este artigo foi publicado em 16/07/08 às 10:38. http://evelyneleandro.wordpress.com

terça-feira, 15 de julho de 2008

Impressionada!

Quero dar os parabens ao Ministerio do Turismo, que divulgou edital de patrocínio de projetos com base na economia solidária. Outros parabéns pela celeridade impressionante do processo. Os projetos serão enviados via correios (não há opção de envio pela internet)com prazo até o dia 18 deste, e o resultado sairá no dia 25 do mesmo mês. Dia 18 cai numa sexta. Sabemos que no serviço público nao se trabalha nos fins de semana. Então, segundo os meus cálculos a comissão terá 4 dias para analisar os projetos para poder publicar o resultado no dia 25. Imagino que serão enviados projetos de todo o Brasil, e, devido ao montante do recurso a ser solicitado ( A PARTIR de R$ 100.000,00), os projetos terão um certo nível de complexidade, orçamento a ser analisado com cautela etc, além do histórico das organizações. Impressionada com tamanha agilidade (incomum),não poderia deixar de registrar esta particularidade do edital do Ministerio do Turismo, que com certeza, no prazo de 4 dias, vai analisar estes projetos com todo o cuidado que eles merecem.

Crítica

Ontem foi realizado no auditorio do BNB uma oficina gratuita de elaboração de projetos. Auditório compatível, poucas pessoas... bom material, pastinha e tudo mais. Mas o palestrante. Como pode? O profissional sai de sua casa para ver um cidadão que nao entende nada de projetos ler um edital e dizer na sua cara, quase gritando, como um professor de primário, com a voz esganiçada (detalhe: este portava um microfone): " qualquer dúvida, é só ir lá no edital. Ò... lááááa´no editaaaaalllll, na internet. Tem tudo lá!!!" Então por que raios eu fui mesmo para esta oficina?
O palestrante, aliás, o leitor de data show, permaneceu lá...lendo em voz alta ... faltava dizer assim: o edi... e a turma responder: taaaalll. Os presentes mais experientes permaneciam estáticos, esperando q algo acontecesse. Talvez um espaço em que o cidadão olhasse para trás e abrisse um espaço para alguma pergunta. Os recém- chegados no mundo dos projetos anotavam tudo que estava escrito no data show.
Eu, preferi seguir o conselho do nobre palestrante, me retirei e fui tirar as minhas dúvidas na internet. Afinal, "está tudo láááá". Sempre fui uma boa aluna.

Um bom dia a todos. E apesar dos pesares da profissão, um bom trabalho.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Quero criar uma ONG. Por onde começar?

Para montar uma ONG primeiramente é preciso saber o que é essa instituição.

Na verdade o nome ONG, significa Organização Não Governamental, designando as entidades sem fins lucrativos de caráter privado, podendo estas serem Associações ou Fundações, com forma regida pelo Código Civil.

Entendendo o que significa o termo ONG cabe decidir se esta será uma Associação ou Fundação.Mas qual a diferença entre os dois tipos de instituição?

A Associação é constituída pela reunião de pessoas com um fim comum. Para a sua constituição basta a reuniao dos interessados em Assembléia Geral para a definição de seus objetivos e demais disposições sobre a constituição da entidade, conforme o Código Civil, a inscrição dos atos constitutivos em cartório (Estatuto, atas de fundação, aprovação do Estatuto, eleição e posse da diretoria) e inscrição junto à Receita Federal.

A Fundação é gerada a partir de um patrimônio doado através de testamento ou escritura publica com a finalidade de criar a instituição. O instituidor (o doador), se quiser, poderá indicar a forma como administrar esse patrimônio. Estes bens passam, após a tranferência, a servir aos objetivos da Fundação e será fiscalizado pelo Ministerio Público que, após a apresentação de um estudo de viabilidade dos fundadores, procederá a uma análise do mesmo, avaliando se o patrimônio doado é o suficiente para cumprir os fins estabelecidos na minuta de estatuto. Se não, o patrimônio será destinado a uma instituição congênere. (ou seja, o patrimônio não volta mais para o instituidor, nem para a família deste). O Novo Código Civil estabelece que as fundações privadas só podem ter como fins religiosos, morais, culturais ou de assistência, o que exclui as de fins educacionais.

Importante frisar que todas as duas pessoas jurídicas , para serem constituídas necessitam, obrigatoriamente, de um advogado, que irá visar o estatuto social e as atas de constituição, e de um contador, para o registro junto à Receita Federal.

Lembrando sempre que após a constituição de uma pessoa jurídica, esta instituição terá que prestar contas à Receita, e , conforme a sua personalidade jurídica, deverá passar por auditorias anuais, prestações de contas junto ao MP (caso das Fundações), além de outras declarações.

Após esse primeiro passo a ONG passa a existir legalmente, podendo pleitear patrocínios, concorrer em editais de financiamento e adquirir títulos posteriores como de OSCIP, de Utilidade Pública Estadual, Utilidade Pública Federal, etc.

Espero ter ajudado. Boa sorte e bom trabalho a todos.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ministério do Turismo lança edital de Chamada Pública

O Ministério do Turismo por intermédio do Departamento de Qualificação, Certificação e de Produção Associada ao Turismo, da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento de Turismo, publica Edital de Chamada Pública de Projetos MTur/Nº 001/2008 relativo a seleção de propostas de projetos para apoios às iniciativas de turismo de base comunitária objetivando selecionar projetos de fomento a iniciativas de turismo de base comunitário e que promovam inserção destas na economia de mercado, com base no princípios de economia solidária.

Prazo de envio: até 18 de julho de 2008

O edital e seus anexos encontram-se disponíveis no site http://www.turismo.gov.br/

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Instituto Wal-Mart seleciona projetos sociais

Instituto Wal-Mart seleciona projetos sociais

O Instituto Wal-Mart está com edital aberto edital para seleção de 25 projetos sociais nos 17 Estados onde a rede está presente no Brasil. Um dos Estados é o nosso (Piauí), para projetos a serem executados na capital. O objetivo é identificar programas alinhados com a promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural de comunidades em situação de vulnerabilidade social, apoio a cooperativas e projetos na área de economia solidária. A íntegra do edital está disponível no site www.iwm.org.br, assim como demais informações sobre o processo. As inscrições poderão ser realizadas de 15 de julho a 30 de agosto.

Oficina de Elaboração de Projetos

Programa BNB de Cultura
03 de Julho de 2008

O Banco do Nordeste do Brasil [BNB] realizará um elenco de oficinas de elaboração de projetos em 38 cidades dos 11 estados de sua área de atuação (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), de 4 a 31 de julho, com o objetivo de divulgar o edital do Programa BNB de Cultura 2009 – uma linha de patrocínio direto do Banco, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos. O ingresso nas oficinas é gratuito e não é necessária inscrição prévia.

No Ceará haverá oficinas em Fortaleza (dia 4 de julho), Juazeiro do Norte (dia 19), Jaguaribe (dia 23) e Nova Russas (dia 25). Nos demais estados, as oficinas acontecerão nas cidades dos seguintes estados: Maranhão (São Luís, dia 7; Zé Doca, dia 8; Barra do Corda, 10 e Chapadinha, 11); Piauí (Teresina, 14; Valença do Piauí, 15; Simplício Mendes, 16; e Bom Jesus, 18); Alagoas (Maceió, 14; Mata Grande, 22; e Batalha, 23); Bahia (Salvador, 14; Paulo Afonso, 16; Irecê, 21; Luís Eduardo Magalhães, 23; e Andaraí, 29); Paraíba (João Pessoa, 15; Sousa, 18; Itaporanga, 23; Patos, 25; e Solânea, 31); Rio Grande do Norte (Natal, 16; Angicos, 23; e Santa Cruz, 25); Pernambuco (Recife, 16; Garanhuns, 21; Ouricuri, 24; e Floresta, 25); Minas Gerais (Teófilo Otoni, 22; e Monte Azul, 30); Sergipe (Aracaju, 22; Lagarto, 24; e Própria, 29); e Espírito Santo (Montanha, 28).

O edital contendo o regulamento do programa e os respectivos formulários eletrônicos para inscrição de projetos, bem como as instruções para preenchimento e o modelo de relatório para prestação de contas, estão disponíveis no portal do BNB, www.bnb.gov.br. O Banco do Nordeste destinará, no próximo ano, o montante de R$ 3 milhões para projetos a serem selecionados nas seguintes áreas: música (com dotação de R$ 700 mil), literatura (R$ 400 mil), artes cênicas (R$ 600 mil), artes visuais (R$ 400 mil), audiovisual (R$ 400 mil) e artes integradas ou não-específicas (R$ 500 mil). Serão contemplados pelo menos 174 projetos – sendo, no mínimo, 42 de música, 27 de literatura, 37 de artes cênicas, 13 de audiovisual e 30 de artes integradas ou não-específicas. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de agosto.

fonte: www.rits.org