terça-feira, 23 de junho de 2009

Quem somos nós...

Hoje, após um período de sérias decepções, parei para fazer a seguinte reflexão: "na verdade, quem somos nós?" Não falo daquele dilema eterno do "de onde viemos, para onde vamos", ou se sou resultado da evolução milagrosa de uma costela ou de um macaco... Não, na verdade falo de um dilema muito mais complexo e mais próximo: "Quem somos nós, profissionais do terceiro setor?" Ou melhor, "o que estamos nos tornando?".

Vejo ONGs que contam com profissionais que, antes mesmo de pensar no problema a ser enfrentado, pensam no quanto vão ganhar na comissão do projeto. Me revolto a cada vez que clientes, ou meu superior na assessoria onde trabalho me diz:" faz aí um projeto...qualquer coisa aí, porque tem um recurso não sei onde...". Onde está a finalidade essencial do terceiro setor? Onde estão as pessoas? As que precisam de ajuda? Bem, parece que ficaram em segundo, terceiro plano. Vejo grandes somas em dinheiro serem negociadas; cargos que antes eram de filantropos, idealistas, sendo preenchidas por aqueles que possuem "certa visão política" coerente com a de fulano, com a de beltrano. Me deparo com jovens que se dizem projetistas, festejando enchentes e outras desgraças, porque sabem que grandes somas de dinheiro serão disponibilizadas.

Aqui mesmo, no estado onde moro,em Cocal, tivemos uma barragem que rompeu. Um acidente horrível, de proporções ainda não calculadas pelo Governo. Famílias destruídas, crianças que foram levadas pela força das águas, histórias que foram apagadas pela força da verdadeira tsunami que aconteceu no norte do Piauí. Povoados foram simplesmente apagados. Só sobraram uma terra infértil, água contaminada e uma população sem esperança, sem terra, sem nada. Sabe o que os técnicos em projetos dizem: " é... vai rolar muito dinheiro para Cocal". Esperem aí! Parem tudo! O meu horror me paralisa. Tenho vergonha disso!

Vejo denúncias de ongs que desviam dinheiro, de projetos que não tem planejamento, de jovens que participam de ações inventadas, sem discussão com a comunidade, sem a análise real do que já existe. E afirmo: a fiscalização das ONGs é algo mais do que urgente.

Conheço profissionais sérios do terceiro setor, poucos, mais conheço. Mas o que vejo são jovens equivocados, que veem cifras ao invés de pessoas, e políticos e aspirantes a políticos que veem nas demandas sociais uma perspectiva individual de alavancar-se socialmente, economica e politicamente.

POr isso me pergunto: quem é mesmo o profissional do terceiro setor? Onde está a nossa identificação, a nossa marca, o nosso juramento, o nosso código de ética. Somos gestores, somos projetistas (como muitos chamam), somos articuladores, captadores? Quem somos? e pergunto mais: " para onde vamos?"


Bons trabalhos a todos. Amor, ética, respeito e dedicação sempre.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

OI FUTURO ABRE INSCRIÇÕES


Está aí uma excelente oportunidade para quem trabalha com inclusão digital. Já trabalhei em projetos da OI FUTURO e acreditem: foi uma grande experiência para mim. A instituição é superorganizada, a equipe é muito comprometida... bem: vale à pena! aprendi muito com a seriedade e dedicação do pessoal desta instituição.

Até o dia 12 de junho.

o link : http://www.oifuturo.org.br/oifuturo.htm#/